Na última sexta-feira (27) a Educar em Rede esteve apoiando a realização da formação na Semana Pedagógica do município de Ribeirão Claro, PR. Ao todo foram cerca de 35 professores que estiveram presentes na formação que foi em forma de oficina dialogada e participativa. O tema abordado foi Educação 4.0: Novos contextos na formação continuada dos professores e os desafios da formação docente na sociedade informatizada, ministrada pelo professor mestrando Luiz Ricardo Soares Ferreira, líder do Grupo de Educadores Google de Jacarezinho.

A oficina abordou a constituição das políticas públicas para inclusão da tecnologia nas escolas como o Proinfo e o novo programa do Governo Federal chamado Educação Conectada, discutindo como foi concebido, por quem e quais os avanços que se espera com isso.

Aliado ao programa de implantação de tecnologias educacionais, houve uma discussão sobre a BNCC e o uso das tecnologias da informação e comunicação dentro das áreas, como a ênfase ao pensamento computacional posto na disciplina de matemática e o documento do Centro da Inovação da Educação Brasileira (Cieb), parceiro do MEC, que pontua exatamente onde essas características são citadas na base.

Fora abordado também as ferramentas do Google para a Educação, com o seu famoso pacote G Suite For Education. Além disso os professores experimentaram o uso de algumas ferramentas, como o Google Fotos, o Google Expedições, vídeos do Youtube em 360º, escreveram em um mural interativo chamado Padlet e testaram aplicativos em realidade aumentada como o Animal 4d+, Merge Cube, entre outros.

Agradecemos a secretária municipal de educação do município Ana Molini pelo convite para esta formação, além dos professores que participaram e da coordenadora Raquel por todo o acolhimento.

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *