Objetivo e informações gerais

Neste curso, serão discutidas as várias razões pelas quais uma criança não aprende, apontando os sinais que diferenciam as dificuldades escolares dos transtornos de aprendizagem. Diante do aluno que não consegue aprender, é importante identificar a natureza do seu problema. Ao evitarmos a identificação e a caracterização da natureza da sua dificuldade, estamos comprometendo seu processo de aprendizagem, o que equivale, na realidade, a omissão de ajuda. Portanto, identificar e diagnosticar adequadamente são importantes recursos para que juntos, pais, professores e especialistas, possamos oferecer uma ajuda mais eficiente e eficaz.

Este curso tem os seguintes objetivos:

  • Conceituar o termo transtorno de aprendizagem;
  • Explanar a ideia de dificuldades versus transtornos;
  • Analisar os transtornos, dislexia, disgrafia e discalculia;
  • Trazer contribuições de como interagir com aluno com dislexia em sala de aula;
  • Apresentar algumas propostas pedagógicas para trabalhar com aluno com discalculia.

O curso tem uma carga horária de 50 horas e está dividido em 3 módulos:

– Módulo I – Dificuldades versus Transtornos

– Módulo II – Analisando os transtornos dislexia, disgrafia e discalculia

– Módulo III – Intervenção do professor – orientações gerais